EllerS Coffee no 2º Coffee Camp da Fazenda Cachoeira: Uma imersão em café, sustentabilidade e conexão com a natureza
- Julhyana Veloso Nunes
- 16 de jun.
- 2 min de leitura

Nos dias 14 e 15 de junho, a EllerS Coffee, representada por Julhyana Veloso, participou do 2º Coffee Camp da Fazenda Cachoeira, um evento que reuniu apaixonados pelo café e pela agricultura regenerativa. Durante o encontro, foram promovidas reflexões e experiências práticas sobre produção de cafés orgânicos, agrofloresta, permacultura e agricultura biodinâmica.
Um encontro de propósitos
A participação no evento foi movida por um interesse genuíno, tanto pessoal quanto profissional, por temas como sustentabilidade, regeneração dos solos e a conexão entre o ser humano e a natureza. “Sempre me inspirou encontrar projetos no café que trabalham esses conceitos. Ao estudar outras origens, percebi que muitos deles têm uma abordagem mais humana e social na forma de produzir e vender café, algo que eu sentia falta de ver aplicado aqui no Brasil”, comenta Julhyana.
Aprendizados que inspiram
Entre os temas que mais chamaram atenção, esteve a importância de cuidar do solo como um organismo vivo, capaz de nutrir as plantas e gerar equilíbrio no ambiente.
“Um dos relatos que mais me tocou foi sobre um episódio de infestação de bicho-mineiro. Devido à demora na liberação de um controle químico, a própria natureza teve tempo para reagir. Predadores naturais da praga chegaram até a plantação e começaram a conter a infestação. Isso nos mostra, de forma muito concreta, que quando damos espaço, a natureza se regula sozinha.”
Degustações e descobertas na xícara
As sessões de degustação foram um capítulo à parte, revelando cafés que refletem todo esse cuidado com o manejo e o meio ambiente. O destaque ficou para o Catuaí Amarelo da nova safra, secado ao natural, que apresentou qualidade superior, surpreendendo pela doçura e equilíbrio.
“Os fermentados, como esperado, também se destacaram, mostrando perfis sensoriais bastante interessantes. Algo que achei muito valioso foi entender como eles degustam os cafés no início da safra para mapear os talhões de maior potencial e, assim, ajustar os manejos para extrair ainda mais qualidade no restante da colheita.”
Café, natureza e futuro
O trabalho desenvolvido na Fazenda Cachoeira é uma prova viva de que é possível conciliar produção, sustentabilidade, regeneração e qualidade. Tudo isso com muita dedicação, amor pela terra e respeito à natureza e às pessoas.
Uma experiência transformadora
“Volto dessa experiência com a certeza de que é possível produzir de forma sustentável e regenerativa, mesmo em escala. Isso beneficia todo o sistema: quem consome, que recebe um alimento mais saudável, e o próprio meio ambiente, que encontra seu equilíbrio.”
A EllerS Coffee segue comprometida em apoiar e divulgar iniciativas que transformam o mercado de cafés especiais, fortalecendo a cadeia e inspirando uma produção mais consciente e regenerativa.




















Comentários