top of page

Geada atinge lavouras de café no Cerrado Mineiro e preocupa produtores

  • Foto do escritor: Julhyana Veloso Nunes
    Julhyana Veloso Nunes
  • 11 de ago.
  • 1 min de leitura
Projeção da frente fria sendo seguida pela massa de ar quente.
Projeção da frente fria sendo seguida pela massa de ar quente.

Uma forte frente fria atingiu o Cerrado Mineiro neste fim de semana, provocando geadas em diversas áreas de cultivo de café. Segundo a MetSul Meteorologia, sete estados brasileiros registraram temperaturas negativas no domingo (10), com destaque para o Sul de Minas, que marcou mais de 7 °C abaixo de zero. As baixas temperaturas surpreendem produtores no final do ciclo de colheita e podem causar danos significativos às lavouras, especialmente às áreas mais jovens e suscetíveis.


Crosta de gele sobre plantação de café em Ibiá-MG
Crosta de gele sobre plantação de café em Ibiá-MG

O fenômeno ocorreu no contexto de uma massa de ar polar de trajetória continental, responsável também por neve em pontos do Sul do Brasil. A previsão indica que uma nova incursão de ar frio, de trajetória marítima, chegará ao Centro-Sul ainda nesta semana, mantendo madrugadas geladas. Em seguida, o padrão atmosférico deve mudar radicalmente, com temperaturas muito acima da média e até calor intenso na segunda metade de agosto.


As equipes técnicas da região seguem avaliando a extensão dos danos causados pela geada. Em anos anteriores, eventos de frio intenso nesta fase do calendário agrícola impactaram não apenas a produção do ciclo vigente, mas também a produtividade da safra seguinte. O setor permanece em alerta para possíveis impactos no mercado e na oferta de café brasileiro.





Fonte: MetSul

 
 
 

Comentários


ELLERS COFFEE
Specialty hunter

ENDEREÇO

Avenida Princesa do Sul, 200 - Jardim Andere - Varginha

Minas Gerais - Brasil

HORÁRIOS:

Seg à Sex 9:00 às 18:00

© 2022 Site por Juh Design

Receba nossas newsletters!

Obrigado por se inscrever.

bottom of page